Coronavírus (COVID-19)

Acompanhe as informações oficiais da Prefeitura Municipal de Barrocas acerca da pandemia do COVID-19

 

Situação do município

Acompanhamento de casos e disponibilidade de serviços.

Informações úteis

O que você precisa saber e fazer.

 

Publicações

Publicações oficiais dos órgãos municipais e gabinete do prefeito.

 

Receitas e Despesas

Receitas e Despesas referente ao CODIV-19.

 

Licitações

Processos Licitatórios referente ao COVID-19.

SECRETARIA DE SAÚDE

(75) 3608-2271

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

(75) 3608-2271

HOSPITAL MUNICIPAL

(75) 3608-2105

 

 

Informações úteis

Assista o vídeo, siga as orientações do Ministério da Saúde e saiba como proteger você e sua família.

 

 

 

Perguntas frequentes

Esclareça as principais dúvidas sobre o novo vírus

Quais as medidas de prevenção em caso de Covid-19?

As medidas que a população é recomendada a seguir em um momento de pandemia são as individuais, nas quais as pessoas devem se manter mais tempo em casa e evitar lugares de grande aglomeração. Esta recomendação serve para frear a cadeia de transmissão da doença. Outros cuidados são as medidas de proteção conjunta que consistem na higiene das mãos, das superfícies (maçanetas das portas, objetos compartilhados, mesas, utensílios) e na etiqueta respiratória para evitar repassar gotículas a frente.

Quando sentir sintomas parecidos com o do Covid-19, quais medidas precisam ser tomadas? Devo ir direto ao hospital?

Não. A recomendação do Ministério da Saúde é para que pessoas com sintomas gripais permaneçam em casa e em isolamento social por sete dias. Se os sintomas se agravarem nesse período, e a pessoa apresentar tosse seca e falta de ar, a recomendação é para procurar um posto de saúde ou consultório médico para avaliação clínica.

Quanto tempo é o ciclo do vírus?

O período de incubação significa o tempo entre a captura do vírus pelo ser humano e o início dos sintomas da doença.

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das estimativas do período de incubação do Covid-19 varia de 1 a 14 dias, geralmente em torno de 5 dias.

Se eu ficar doente, quais os remédios que preciso ter em casa para tratamento? Podemos tomar os mesmos remédios que tomamos para uma gripe normal?

Infelizmente ainda não existe medicação especifica pata o COVID-19ª maioria dos médicos recomendam ao paciente, repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:(antitérmicos e analgésicos), umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

 Pacientes doentes e com sintomas gripais tomam medicamentos que já fizeram uso em situação semelhante (paracetamol ou dipirona). Lembrando que é necessário ter muito cuidado com o uso de medicamentos, não é indicado o uso de antiinflamatórios (em especial o ibuprofeno) e de corticóides, que podem diminuir a imunidade do paciente e fazer com que ele sofra ainda mais com a presença do vírus.

Quais os acessórios que preciso ter para prevenir a doença?

Segundo o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las. A limpeza de objetos (telefones, teclados, cadeiras, maçanetas) também é indicada e pode ser feita através do álcool em gel. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária.

Álcool líquido ou em gel 65% funciona ou só o 70%?

 A recomendação dos médicos é para que ele seja usado somente na concentração de 70%, ideal para alcançar ação contra bactérias, fungos e vírus.

Eu não estou doente, preciso usar máscara para prevenir?

 Sim, A recomendação de uso de máscaras (compradas ou caseiras) em larga escala tem como base a proteção coletiva, uma vez que muitas pessoas estão infectadas e ainda não apresentaram sintomas da doença.

O que se caracteriza por sintoma leve?

Sintomas mais comuns:

  • febre
  • tosse seca
  • cansaço

 

Sintomas menos comuns:

  • dores e desconfortos
  • dor de garganta
  • diarreia
  • conjuntivite
  • dor de cabeça
  • perda de paladar ou olfato
  • erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

Se eu contrair a doença, como faço com meus animais de estimação? Eles devem ficar em isolamento?

A OMS diz que, até o momento, não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir a Covid-19. Mesmo assim, a recomendação é que pessoas infectadas limitem o contato com seus cães e gatos.

 

Não recomendo mudar a interação entre os pets e seus tutores só com base na possibilidade desses animais se acometerem com a Covid-19.

Além dos idosos, quais as outras pessoas vulneráveis?

As pessoas que fumam ou que têm doenças crônicas como diabetes e hipertensão, pessoas com insuficiência cardíacainsuficiência renal, doenças que comprometam o sistema imunológico, pacientes que receberam transplante de órgãos, que estão em tratamento de câncer ou que convivam com HIV.

E como posso proteger os idosos?

Os idosos devem permanecer em casa, saída de casa só por extrema necessidade como consulta médico por exemplo, evite visitas e locais com aglomeração, mas sabemos que os idosos precisam de carinho e atenção de seus familiares. Se visita mantem distanciamento e uso de mascara evita abraços e beijos.

Se eu estiver grávida, corre o risco de passar para o bebê?

No momento, não existe relatos de risco maior de transmissibilidade para grávidas. De acordo com as últimas recomendações, não existe ainda nenhuma evidência de risco aumentado para gestantes, puérperas e também durante a amamentação.

Por que é recomendado o isolamento social mesmo sem ter sintomas de gripes e suspeitas da doença do coronavírus?

O isolamento social e o distanciamento social visam reduzir a transmissibilidade do vírus na comunidade e, portanto retardar a progressão da epidemia. Ações como essa, além de reduzirem o número de casos, tem o potencial de reduzir o impacto para os serviços de saúde, por reduzir o pico epidêmico.  Além disso, as medidas não farmacológicas atrasam o pico da epidemia e reduzem a altura do pico, permitindo, dessa forma, uma melhor distribuição dos casos ao longo do tempo e o esgotamento dos serviços de saúde.

Quais as receitas caseiras eu posso utilizar para substituir o álcool em gel 70% ou para combater o Covid - 19?

Não há medicação específica para o Covid - 19 e também não comprovação de receitas caseiras como o uso de chás, garrafadas e fitoterápicos que possam combater, ou mesmo curar o vírus. É importante lembrar que a lavagem das mãos com água e sabão é uma medida de higiene prioritária. O álcool em gel 70% só deve ser utilizado caso não exista a possibilidade de lavar as mãos. A receita caseira para reproduzir álcool em gel pode ser perigosa para a saúde.   

Preciso parar a medicação de hipertensão ou diabetes caso eu esteja com o coronavírus?

Não, as medicações prescritas pelo médico e que são de uso continuo não devem mantidas pelos pacientes. Não há indicação que pessoas com diabetes e hipertensão suspendam o uso da medicação de uso continuo.

Quais os hospitais de referência?

Hospital Municipal Dr. José Maria de Magalhães Neto. Todos os profissionais já foram capacitados para identificar e tratar casos suspeitos de Corona Vírus ou outras síndromes respiratórias.

Avenida ACM, 705, Centro - CEP: 48.705-000 – Barrocas-BA
Fone: (75) 3608-2154 - E-mail: prefeitura@barrocas.ba.gov.br

Expediente
Segunda à Sexta – das 8h às 12 / 14h às 17h